EXERCÍCIO EUROPEU DE HELICÓPTEROS

CONCEITO E MISSÕES


Hot Blade 2021 (HB2021) é o 15.º exercício de helicópteros organizado no âmbito do Programa de Exercícios de Helicópteros da Agência Europeia de Defesa (EDA) e a 5.ª edição planeada pela Força Aérea - Comando Aéreo.

As forças participantes estarão destacadas na Base Aérea N.º 11, em Beja, e as missões estão planeadas para a zona centro e sul de Portugal Continental, tendo como preocupação a diminuição do seu impacto no meio ambiente e na população.

Durante o HB2021, as tripulações irão executar várias tipologias de missões, diurnas e noturnas, tais como:

Assalto aéreo;
Operações com forças especiais;
Suporte logístico a Unidades de combate (ex: transporte de carga aérea);
Apoio aéreo Aproximado (em ambiente urbano e em situações de emergência);
Proteção a veículos de ajuda humanitária (ex: escoltas);
Operações de reconhecimento e segurança;
Busca e salvamento em zonas de conflito (CSAR);
Resgate de altas individualidades (Personnel Recovery);
Extração de elementos militares e não militares;
Evacuações médicas (MEDEVAC e CASEVAC).

Incluem-se nas operações com forças especiais o treino das técnicas de fast rope e rappel, a inserção e extração de militares e o tiro ar-solo da porta do helicóptero.

O HB2021 permitirá às tripulações praticar operações em vários ambientes, reproduzindo condições desafiantes que as forças participantes podem encontrar em teatros reais de operação.

OBJETIVOS

Melhorar a interoperabilidade tática entre as Unidades Aéreas de helicópteros dos Estados Membros participantes usando o conceito de COMAO (composite air operations ou operações aéreas compostas) em um ambiente combinado, conjunto e realista;
Treinar técnicas, táticas e procedimentos (TTP's) com e contra caças e ameaças de guerra eletrónica;
Aprimorar a interoperabilidade entre os meios aéreos e as forças terrestres, através de treinos de operações com óculos de visão noturna (NVG), voos de baixa altitude, de formação e de treinos de pontos de reabastecimento, num ambiente real simulado. 

 

TREINO DE HELICÓPTEROS


Além do Programa de Exercícios de Helicópteros, onde se insere este exercício anual "Blade", Hot Blade em Portugal, a EDA desenvolve ainda cursos de táticas de helicópteros e de instrutores de táticas de helicópteros. Até 2023, estas atividades serão transferidas para o novo Multinational Helicopter Training Centre (Centro de Treino Multinacional de Helicópteros), que terá lugar em Sintra, Portugal. O objetivo da EDA é criar um centro europeu de excelência para treinos com helicópteros, que fortaleça as relações e cooperação entre os Estados Membros da União Europeia.