Os “Lobos” no Hot Blade 2021

Uma das aeronaves portuguesas de asa fixa a participar no Hot Blade 2021 é o P-3C CUP+ Orion, operado pela Esquadra 601 – “Lobos”, desde Beja.

Os “Lobos”, como são conhecidos, têm como principal missão executar operações aéreas em ambiente marítimo, onde se destaca o patrulhamento marítimo, a vigilância e a busca e salvamento.

Segundo o Piloto Aviador, Major Silveira, o Hot Blade “é uma oportunidade de treino de operações conjuntas e combinadas, em cenários semelhantes aos que a Esquadra pode operar no futuro."

Nas diferentes missões treinadas no exercício, o sistema de armas P-3C CUP+ Orion é uma mais valia que possibilita a localização, seguimento e identificação de ameaças às forças no terreno, fornecendo também informações em tempo real, sobre o que está a acontecer, ao Comandante da missão, que exerce com essa capacidade a função de Comando e Controlo das operações aéreas.

“Não chega ter a capacidade, há que saber aplicá-la da melhor forma”, afirma o Piloto Aviador da 601, e essa proficiência só se consegue treinando com outros meios e nações.

VEJA AS FOTOGRAFIAS