Centro Multinacional de Helicópteros vai ter lugar em Portugal

A Agência Europeia de Defesa (EDA) é um centro de treino militar cooperativo e é responsável por vários programas de treino de helicópteros, tendo em vista a melhoria da capacidade dos helicópteros europeus. Um desses programas é o Helicopter Exercise program (HEP), onde está inserido o Hot Blade 2021.

A EDA desenvolve ainda cursos de táticas de helicópteros (HTC) e de instrutores de táticas de helicópteros (HTIC). 

O Diretor de Projetos da “Rotary Wings”, Pablo Romera, explica que o “HTC é um curso de táticas básicas de helicópteros realizado durante três semanas, focado essencialmente na tripulação, com o objetivo de fornecer um treino tático multinacional realista, combinando treino em solo com treino em simulador”.

Já o HTIC “é um curso de tática avançada em helicópteros, de sete semanas, também realizado ao nível da tripulação. Quatro semanas são alocadas para a fase de solo e simulador e as restantes três semanas para a fase de treino em voo real”, explica Pablo Romera.

O objetivo da EDA é criar um centro europeu de excelência para treinos com helicópteros, de forma a conseguir fortalecer as relações e melhorar a interoperabilidade entre os Estados Membros da União Europeia. 

Com base nesse objetivo vai ser criado um novo Centro de Treino Multinacional de Helicópteros (MHTC) - onde serão realizadas a maioria das ações de formação - que vai ter lugar em Sintra, Portugal.