“Observar os outros é importante para que nos possamos entender”

O Destacamento Esloveno está em Portugal a participar no Hot Blade 2021 com um helicóptero AS-532 Cougar. Entre o pessoal responsável pela manutenção, logística e tripulações vieram a Beja 26 eslovenos.

Com a primeira participação no exercício Blade em 2010, os eslovenos não voltaram a falhar nenhum dos exercícios organizados pela Agência Europeia de Defesa. 

O Tenente-Coronel Branko Gorse, Comandante do Destacamento Esloveno no Hot Blade 2021, fala acerca da vantagem de se realizarem exercícios deste tipo e da importância que os mesmos têm na cooperação e interoperabilidade entre nações, referindo que “a maior vantagem é treinar a compatibilidade de procedimentos com outras nações, como formações em voo e com diferentes tipos de aeronaves”, acrescentando que no seu entender “observar os outros também é muito importante para que nos possamos entender”.

Sobre o exercício ser realizado em Portugal, o Tenente-Coronel Branko Gorse salienta que pelo facto de o ambiente da Eslovénia diferir em muito do clima de Portugal, também isso é uma vantagem para “treinar o pessoal em diferentes contextos” e assim conseguir melhorar e capacitar os seus operacionais.